PCD - Projeto Compreendendo Diversidades
Projeto de conclusão de curso da turma 72 do Senac Taboão da Serra, 2022

Tecnologia inclusiva para PCD's


“O USO DA TECNOLOGIA TEM GERADO DIVERSAS MELHORIAS EM EQUIPAMENTOS DESTINADOS A MELHORAR SUA VIDA E SUA MOBILIDADE NO DIA A DIA PARA PESSOAS COM DEFICIENCIAS.”

Durante as últimas décadas, com a ascensão da indústria, da globalização e da tecnologia da informação, tecnologias são criadas diariamente, muitas delas, focadas no bem-estar de pessoas com deficiência. Esses, por sua vez, enfrentam não apenas problemas sociais, mas problemas gerais de mobilidade e usabilidade, tornando muitas vezes impossível a interação com alguns meios, sem alguma forma de adaptação. Nesses casos, acompanhando o avanço da computação, surgem empresas focadas em resolver tais problemas, desde criar ferramentas de acessibilidade móvel, como o “Talkback”, aplicativo incluído por padrão em todos os dispositivos Android atualmente, utilizado para transmitir o texto da tela em forma de áudio, ou até extremos, como braços biônicos.

Pelo fato de enfrentarem diversas dificuldades em seu dia a dia principalmente em seus estudos, trabalho e até mesmo no lazer de sua casa por não conseguirem se adaptar a muitas praticas do cotidiano. No entanto atualmente, diversas empresas são especializadas na fabricação de produtos inovadores que buscam promover a inclusão social, com novidades que vão de softwares a artigos de robótica. Nosso projeto, se foca a implementar e exemplificar, tecnologias do dia a dia, que podem ser utilizadas para inclusão, de forma simples e visual, como um site com textos alternativos para imagens, ou um aplicativo de texto para voz (TTS), e vice-versa.


Segundo o IBGE, de acordo com o senso de 2010, 23,9% da população brasileira, sofre com algum tipo de deficiência, todos com suas necessidades individuais, incluindo a demanda por aparelhos, ferramentas, etc, para praticar atividades comuns do dia-a-dia.

Com a inovação constante de recursos tecnológicos nos dias de hoje, a facilitação da vida de pessoas com deficiência tem sido cada vez maior, para isso é usada a tecnologia assistiva. O conceito de tecnologia assistiva que surgiu legalmente no Brasil em 2015, com a publicação da Lei nº 13.146, em 6 de julho de, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), se tornando assim, um elemento fundamental no quesito “adaptação”. Um exemplo, para pessoas sem qualquer tipo de dificuldade, escrever uma carta, pegar um ônibus, ou ler um livro pode ser uma tarefa simples, mas pode ser um grande desafio para a PCD's.

Uma grande inovação, foi a criação da Cadeira Elevatória, criada na década de 1920, por CC Crispen, um empresário da Pensilvânia, que criou uma maneira de permitir que seu amigo doente viajasse de andar em andar. A ideia inicial de Crispen era projetar um assento que pudesse subir escadas. Engenheiro autodidata, ele construiu o primeiro protótipo da cadeira inclinável. Ele o chamou de Inclinador.
Escada Adaptada para PCD's com Cadeira Elevatória`Escada Adaptada para PCD's com Cadeira Elevatória`

Invenções como essa, trouxeram á vida de muitas pessoas, a capacidade de executar suas atividades básicas, sem o auxílio de terceiros, e não somente a necessidade de subir escadas, mas também lhes entregando a visão, e permitindo uma comunicação mais fluida.
© Copyright 2022 PCD - Projeto Compreendendo Diversidades.